Defeito em subestação de Pernambuco provocou apagão no Nordeste

De O Estadão

Oito estados foram afetados por falta de energia entre o fim da noite e a madrugada; motivos da falha são apurados

SÃO PAULO – Um defeito na subestação hidrelétrica de Luiz Gonzaga (Itaparica), em Jatobá, a cerca de 400 km da capital pernambucana, provocou o apagão que atingiu oito estados do Nordeste entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira, 4, segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, o diretor da companhia, Mozart Bandeira, disse que a falha provocou desequilíbrio no sistema, interrompendo o fornecimento das usinas de Paulo Afonso, de Itaparica (Pernambuco) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe).

O presidente da Chesf, Dilton da Conti Oliveira, afirmou ao Estadão.com.br que a causa da falha ainda não foi identificada. “A prioridade era restabelecer a energia, agora vamos averiguar a causa.” Segundo Oliveira, o sistema de geração sofreu um colapso.

Como o sistema está todo conectado em cadeia, o problema se propagou, afetando os outros estados do Nordeste. Apenas o Maranhão não foi atingido.

O apagão ocorreu por volta das 23h (hora local) e afetou cidades na Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará. O fornecimento de energia começou a ser retomado no início da madrugada e, por volta das 3h, já havia voltado em praticamente todos os locais.

A Chesf não divulgou um balanço de quantos pessoas foram afetadas. Nesta manhã, todo o sistema estava normalizado.

Rede social. Com praticamente todo o Nordeste às escuras, houve uma mobilização pelas principais redes sociais, principalmente no Twitter. Por causa da falta de energia, pela manhã, dois dos Trending Topics (os assuntos mais comentados) da ferramenta eram relacionados à falha: Chesf e #apagao. Mais cedo, ‘Nordeste’ também estava na relação dos tópicos do momento.

Repeteco. Em fevereiro de 2010, o Nordeste também passou por um apagão (leia aqui). Na época, várias cidades ficaram sem energia por cerca de 40 minutos. A Eletrobrás informou na ocasião que o apagão havia ocorrido por problemas no fornecimento de energia do Sudeste para o Nordeste.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s