Sisu com 3.853 vagas no Estado

Do Jornal do Commercio

Nos próximos dias 16, 17 e 18, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 poderão concorrer a 3.853 vagas de ensino superior em cinco instituições federais de Pernambuco. É só se inscrever no site do Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação e aguardar até o dia 22, quando sai o resultado. É possível escolher até duas opções, em ordem de preferência. Também é possível optar por uma das outras 78 unidades de ensino de todo o País, que adotaram o Sisu como método de seleção de alunos.

No Estado, participam do Sisu as Universidades Vale do São Francisco, Federal e Federal Rural de Pernambuco e os Institutos de Ensino Superior de Pernambuco e do Sertão.

Quem for selecionado na primeira chamada terá que fazer a matrícula na unidade para a qual foi selecionado. Os estudantes que não conseguirem vaga poderão ser convocados nas segunda e terceira chamadas, quando serão preenchidas as vagas remanescentes. No final, os candidatos que não conseguirem colocação em nenhuma das chamadas poderão ficar em uma lista de espera das instituições de ensino.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. É preciso apresentar o número de inscrição e a senha do Enem 2010. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la no site do exame. Também é preciso informar um e-mail válido, que será útil em caso de recuperação de senha do sistema. Nenhuma taxa é cobrada do candidato. No momento da inscrição, o candidato poderá ainda decidir se quer participar da seleção através de alguma política afirmativa, como cotas para negros, pobres ou egressos de escolas públicas, dependendo do curso escolhido.

No IFPE, por exemplo, onde 310 vagas serão disputadas através do Sisu, 50% das colocações são voltadas para ex-alunos do ensino público. “Eles podem escolher no momento da inscrição, mas é importante lembrar que terão de provar no momento da matrícula”, explica o pró-reitor de ensino, Iran José de Oliveira. No instituto, as vagas disponibilizadas são apenas para a primeira entrada. No segundo semestre, a direção decidirá se voltará a selecionar pelo Sisu ou se organizará vestibular.

Na Universidade de Pernambuco, que realizou processo seletivo próprio, o processo de matrícula dos candidatos aprovados começou ontem para aqueles incluídos no sistema de cotas. Hoje, serão realizadas as matrículas dos feras classificados no sistema universal e que foram aprovados para a primeira entrada. Amanhã, será a vez dos aprovados para a segunda entrada.

É preciso apresentar duas fotos 3×4, original e cópia de RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio com histórico escolar, certidão de nascimento ou de casamento e título de eleitor e comprovante de votação. Os homens maiores de 18 anos precisam apresentar, ainda, prova de quitação do Serviço Militar. A próxima sexta-feira, será destinada para os retardatários. Os feras que não fizerem a matrícula nesse período serão automaticamente desclassificados.

CRONOGRAMA
16 a 18/01 – Inscrições no site do Sisu
22/01 – Resultados 1ª chamada
25 a 27/01 – Matrícula 1ª chamada
1º/02 – Resultados 2ª chamada
3 e 4/02 – Matrícula 2ª chamada
10/02 – Resultados 3ª chamada
11 a 14/02 – Matrícula 3ª chamada
11 a 15/02 – Prazo para declarar interesse em ficar na lista de espera

COMO FAZER A INSCRIÇÃO – Para se inscrever, é preciso acessar a página com o número de inscrição e a senha do Enem 2010. se não lembrar da senha, é possível recuperá-la no site do Enem- Também é preciso informar um email válido, que será suado em caso de recuperação de senha do Sisu- Não há cobrança de taxas

VAGAS »
Brasil 83.125 vagas
83 instituições

» Pernambuco
3.853 vagas
5 instituições
93 cursos

VAGAS POR INSTITUIÇÃO
Univasf – 1.330
IFPE – 310
IFPE/Sertão – 549
UFPE – 25
UFRPE – 1.639

COMO FUNCIONA
Os alunos que fizeram o Enem 2010 podem escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência. É possível definir se o estudante deseja participar da seleção sob algum tipo de política afirmativa, como cotas para negros, pobres ou egressos de escolas públicas. os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula na unidade de ensino para a qual foi classificado.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Oportunidades - empregos, cursos e concursos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s