Cientistas tentam explicar como o Mar Vermelho foi aberto

Do Christian Post

Pesquisadores usaram simulações para tentar explicar o milagre

A divisão do Mar Vermelho é uma das mais famosas histórias da Bíblia e agora os cientistas acreditam ter descoberto como isso aconteceu.

Cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica em Colorado, EUA, usou simulações de computador para avaliar o impacto de um forte vento no Mar Vermelho.

Eles concluíram que um forte vento leste a 60 km /h, soprando por 12 horas, poderia ter empurrado para trás as águas em uma curva onde o rio corria. Por sua vez, teria criado uma ponte de terra que teria sido suficientemente larga para as pessoas atravessarem.

“As simulações são bastante parecidas com o relato do Êxodo”, disse Carl Drews, que liderou a equipe de pesquisadores.

O relato do Antigo Testamento fala de como Moisés estendeu sua vara sobre o mar e dividiu as águas. Os israelitas, que estavam fugindo do exército de Faraó, foram capazes de atravessar.

Drew explicou que a separação das águas pode ser entendida através da ´dinâmica de fluidos`. “O vento soprou sobre um corpo de água e por isso expôs a área seca. Esse é um fenômeno bem conhecido. Mas a parte mais complicada é fazer com que a água se dividisse em ambos os lados da travessia.” 

O relato bíblico, observou ele, descreve uma parede de água tanto da esquerda quanto da direita dos israelitas quando atravessaram.

Pesquisas anteriores disseram que um recife subaquático foi exposto e foi aí que a travessia teve lugar. Drews, no entanto, encontrou em sua pesquisa que é difícil deixar o recife “completamente seco” no curso de 12 horas.

Assim, ele propôs um outro mecanismo onde existe uma curva no corpo da água.

“Quando o vento sopra, a água muda e se divide no momento da curva. E tal lugar ocorre no Delta do Nilo Oriental”, explicou.

A equipe de investigação usou dados a partir de imagens de satélite e mapas, bem como os registros arqueológicos para recriar a lagoa, que teria sido de 3.000 anos atrás.

Os resultados foram publicados na última edição da revista PLoS One.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s