Caruaru vai ter 9.000 empregos temporários

Do Jornal do Comércio
Pedro Romero

Só o comércio abrirá 4 mil vagas de olho no crescimento das vendas para o Natal. Os demais postos de trabalho serão divididos entre indústrias e o setor de serviços. Contratações já começam este mês

CARUARU – O comércio de Caruaru, no Agreste, já iniciou os preparativos para faturar alto em dezembro, considerado o melhor mês do ano em termos de vendas. A expectativa do Sindicato dos Lojistas de Caruaru (Sindloja) é que somente o varejo contrate temporariamente cerca de 4 mil pessoas no período. O número representa 45% das contratações temporárias em todos os setores da economia do município, que devem chegar a 9 mil. A decoração natalina antecipada é outra arma para conquistar clientes.

A estimativa é baseada nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, que registrou 7.057 contratações no mesmo período do ano passado, em todos os setores. Segundo o órgão, após o comércio, os segmentos que mais devem contratar são as indústrias e os prestadores de serviços. As contratações temporárias iniciam já no mês de setembro.

Segundo o presidente do sindicato dos lojistas, Jean Michel cerca de 20% dos funcionários contratados temporariamente são efetivados nos empregos. “Os temporários devem investir em capacitação e no atendimento. Mostrar compromisso e trazer inovação na hora de vender também ajudam a conseguir uma vaga”, opina.

O gerente da rede de calçados Essencial Luiz Alberto Bezerra diz que alguns dos novos contratados já começam a trabalhar hoje. “Eles começam agora e vão ganhando experiência. A ideia é que no final do ano já estejam bem engajados no trabalho”, diz. Ele estima que vai precisar aumentar em cerca de 30% o número de funcionários na loja para atender ao aumento da demanda. As vagas são para vendedores, embaladores e para o setor de estoque.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru (Sindec), Milton Manoel, alerta para os direitos dos trabalhadores contratados temporariamente. “É bom lembrar que muitas vezes os contratos não são cumpridos e os trabalhadores excedem as jornadas de trabalho, não têm registro em carteira e nem recebem vale transporte. Mesmo contratados temporariamente, eles têm direitos”, explica.

Ele aconselha os interessados a buscarem informações no sindicato ou no Ministério do Trabalho. Mas Milton Manoel acrescenta que, nesses casos, os trabalhadores não têm direito ao aviso prévio e à multa rescisória. O comércio de Caruaru é responsável hoje por mais de 16 mil postos de trabalho em empresas varejistas e atacadistas.

DECORAÇÃO

Para ajudar a aquecer o comércio neste final de ano, lojistas e governo municipal apostam também na decoração natalina, que desde o ano passado está sendo antecipada e deve estar nas ruas já no mês de novembro. A decoração será ecologicamente correta e terá como tema Eco Natal. O trabalho antecipado tem como objetivo tornar o evento mais uma atração para turistas e visitantes e faz parte do projeto Natal de Pernambuco começa em Caruaru.

A proposta é utilizar materiais recicláveis na montagem de 14 árvores de três metros de altura, que serão confeccionadas com a colaboração de estudantes de escolas públicas e privadas. O projeto destaca elementos natalinos como guirlandas, anjos, presépios, árvores de Natal e Papai Noel e vai decorar os principais pontos da cidade. “A ideia é movimentar o comércio já em novembro quando toda a cidade estará decorada. Ano passado, o saldo de movimentação financeira foi muito positivo, esperamos que esse ano supere os 20%”, afirmou José Pereira, presidente da Fundação de Cultura.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Oportunidades - empregos, cursos e concursos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Caruaru vai ter 9.000 empregos temporários

  1. dicilene lucia da silva disse:

    como faço para

  2. Rubenita Elienai Sousa Silva disse:

    Olá gostaria de trabalhar no comércio pois será meu primeiro emprego e tambem será uma grande chance para um grande passo na minha vida tenho 16 anos e sou muito desenrolada nessa aréa.Bom e é isso aguardo anciosa por uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s