Há vaga. Falta talento

Do Diário de Pernambuco

Escassez // Entre cargos no país com maior dificuldade de contratação estão técnicos das áreas de produção e eletricistas

Existem vagas, mas há escassez de talentos. É que aponta a pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Manpower com 35 mil empresas de 36 países, entre eles o Brasil. Dos dez cargos no país com maior dificuldade de contratação estão os técnicos das áreas de produção, operações, engenharia e manutenção, eletricistas, engenheiros, profissionais de contabilidade, finanças e de tecnologia da informação. O descasamento entre a demanda dos empregadores e a oferta de mão de obra qualificada revela o desafio de suprir as exigências atuais do mercado de trabalho mundial. Hoje, é comum as próprias empresas assumirem o treinamento dos funcionários para conseguir preencher os cargos.

De acordo com a pesquisa da Manpower, das cerca de mil empresas entrevistadas no Brasil, 64% reclamaram que faltam profissionais adequados para preencher as vagas disponíveis. O país fica em segundo lugar no ranking mundial de incompatibilidade entre o perfil demandado e a qualificação profissional. Só está atrás do Japão, cujo índice é de 76%. Do total dos países incluídos no estudo, 31% dos empregadores apontaram problemas para contratar por falta de mão de obra apropriada, um ponto percentual acima do resultado apresentado em 2009.

Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil, explica que o principal problema hoje não é a quantidade de candidatos a uma vaga, mas a incompatibilidade de talentos para atender a demanda específica das empresas. “O Brasil aparece com pujança na economia. Algumas áreas que estiveram um pouco adormecidas durante a crise agora foram reativadas e não existem profissionais para atender essa demanda”, salienta. O executivo aponta os cargos de nível técnico com maior dificuldade de seleção, em especial nas áreas operacionais e de gestão.

Guimarães destaca que os empregadores estão mais exigentes diante das novas demandas do mercado externo. Segundo ele, além de atender às qualificações para o cargo, o candidato deve apresentar outras qualidades que agreguem valor à empresa onde vai trabalhar. Ele dá um recado: o empregado terá que desenvolver as suas habilidades pessoais e características profissionais se quiser conquistar um lugar ao sol.

Diante dos desafios no recrutamento de pessoal, algumas empresas assumem o papel de formadoras de mão de obra. “Se você está procurando gente especializada e não tem no mercado terá que desenvolver essas capacidades internamente para adaptar perfis e habilidades para determinadas funções”, aponta. Em sua avaliação o país está sempre correndo atrás do prejuízo porque não faz o mapeamento da área de recursos humanos das empresas para identificar as funções e como adaptá-las às necessidades.

Emprego

Dez cargos com maior escassez de talentos no Brasil

1. Técnico (produção, operações, engenharia e manutenção)

2. Trabalhadores de ofício manual (eletricista, carpinteiro etc)

3. Operadores de produção

4. Secretárias e assistentes administrativos

5. Operários

6. Engenheiros

7. Motoristas

8. Contadores e profissionais de finanças

9. Profissionais de TI

10. Representantes de vendas

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Oportunidades - empregos, cursos e concursos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s