Papa aceita renúncia de bispo da Irlanda acusado encobrir abusos sexuais

Da Folha On line

O papa Bento 16 aceitou nesta quinta-feira a renúncia do bispo de Clogher, Joseph Duffy, que admitiu ter encoberto casos de abusos sexuais de crianças por sacerdotes na Irlanda, informou o Vaticano.

Análise: Por que a Irlanda esperou tanto para denunciar a pedofilia na Igreja?

Em um curto comunicado, citado pelo jornal “Irish Times”, o Vaticano afirmou que o papa aceitou a renúncia de Duffy em acordo com o artigo da Lei Canônica que determina que um bispo deve oferecer sua renúncia ao cargo depois de completar 75 anos.

O chanceler da Diocese Rt, Liam Seán MacDaid, deve assumir no lugar de Duffy, afirma o jornal.

No mês passado, quatro bispos católicos romanos da Irlanda renunciaram como consequência do escândalo causado por um relatório que revelou décadas de abuso de crianças em instituições irlandesas comandadas por padres, além do esforço dos líderes religiosos de acobertar o crime.

O papa já aceitou a renúncia dos bispos de Dublin Eamonn Walsh e Ray Field e os bispos Donal Murray, de Limerick, e Jim Moriarty, de Kildare.

O relatório oficial de 700 páginas afirmou que a Igreja Católica da Irlanda encobriu os abusos sexuais cometidos pelos seus padres contra as crianças da região de Dublin durante décadas.

O documento foi publicado pouco depois do relatório elaborado pela Comissão da Diocese de Dublin com o nome de 15 padres acusados pelo abuso de 450 crianças em um período de 35 anos. O relatório identifica também as vítimas e foi entregue ao ministro de Justiça, Dermot Ahern –que deve decidir se publicará o nome dos acusados, algo que pode causar uma polêmica de grandes proporções na Igreja Católica.

O pontífice aceitou também nesta quinta-feira a renúncia ao governo pastoral da diocese de Derry, também na Irlanda, do bispo Francis Lagan, que completou 75 anos.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s