Igreja Católica está ferida por pecados de seus membros, diz papa

Do G1
Agencia EFE

Bento XVI visita Malta neste final de semana.
Naquele país, 45 sacerdotes foram investigados por abuso de menores.

O Papa Bento XVI disse neste sábado (17) no avião que o levava de Roma a Malta que a Igreja Católica foi ferida pelos pecados de seus membros, mas que Cristo ama a instituição e a considera necessária para propagar o Evangelho, que é a verdadeira força de purificação e cura. As palavras do Papa foram avaliadas como referência aos escândalos de padres pedófilos que sacudiram a instituição.

“A Igreja foi ferida por nossos pecados”, afirmou o Papa ainda durante o voo. “Malta ama o Cristo que ama sua Igreja, que é seu corpo, mesmo se este corpo estiver ferido por nossos pecados”, disse ele. “Cristo ama esta Igreja e seu Evangelho é a verdadeira força que o purifica”.

Em Malta, segundo dados da Igreja Católica, 45 sacerdotes foram investigados por abuso de menores. Desses, 19 foram casos declarados “sem fundamento”, enquanto 13 seguem abertos. Quatro sacerdotes foram submetidos a processo canônico, declarados culpados e reduzidos ao estado laical e outros dois já morreram.

Sobre se o Papa se reunirá com as vítimas de pedofilia em Malta, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que, “por enquanto”, não pode confirmar nem negar que vá acontecer, “já que a estadia é muito breve e o programa muito intenso”.

Lombardi afirmou que o Papa sempre está disposto a este tipo de reuniões, como já fez nos Estados Unidos e na Austrália, “mas sempre em um clima de recolhimento, discrição, não sob a pressão da imprensa”.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s