Problema com feixes de prótons adia funcionamento do LHC

Do Terra

O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, em inglês), que deveria voltar à ativa nesta terça, teve funcionamento adiado por problemas na preparação dos primeiros feixes de partículas. Os cientistas que trabalham naquele que é considerado um dos maiores experimentos científicos da história afirmaram que problemas com os feixes teriam provocado o mal-funcionamento da preparação, obrigando-os a retirar os prótons do colisor e injetar novas vigas. Os cientistas do centro de pesquisa Cern começarão na terça-feira a promover colisões de partículas a energia muito elevada e a velocidade próxima à da luz a fim de criar miniversões do Big Bang, evento que deu origem ao universo.

“É uma máquina muito complicada, que tem altos e baixos”, disse o cientista do Laboratório Lawrence Berkeley, Michael Barnett. “Agora, estamos em um dos pontos baixos”. Dois feixes de prótons começaram a ser acelerados em direções opostas sob alta energia há 10 dias, no túnel de 27 km do acelerador, que está instalado em Genebra. As vigas foram empurradas a uma voltagem de 2,5 trilhões de elétrons nos últimos dias, o maior volume de energia recebido por qualquer acelerador físico e três vezes maior que o recorde anterior.

A Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN) está tentando usar o supercondutor para fazer com que os dois feixes se cruzem, criando colisões e chuvas de partículas. Teoricamente, o experimento deveria ser bem sucedido imediatamente, mas problemas podem adiar o funcionamento do colisor por dias. Quando as colisões se tornarem rotina, a previsão é que as vigas recebem centenas de bilhões de prótons, mas as partículas são tão pequenas que apenas algumas poucas deverão colidir em cada cruzamento.

O diretor do CERN de aceleradores e tecnologia, Steve Myers, afirmou que o desafio de alinhar os feixes seria como “atirar agulhas através do Oceano Atlântico e fazer com que elas colidam no meio do caminho”. Os problemas no início do procedimento nesta terça começaram com uma fonte de energia que teve de ser reiniciada. “Na segunda vez, o sistema designado para proteger a máquina desligou sozinho, por uma provável leitura errada do sistema”, disse Michael Barnett.

Com informações da AP.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s