Saiba como trabalhar no estaleiro

Do Jornal do Comércio

Dos 1.700 empregos do estaleiro da Schahin-Tomé, a maioria será na área técnica. O Senai e o Prominp vão treinar mão de obra para a empresa naval

Angela Fernanda Belfort
abelfort@jc.com.br

Quem está interessado em trabalhar no estaleiro que o consórcio da Schahin-Tomé vai implantar no Complexo Industrial e Portuário de Suape deve ficar de olho nos cursos que serão oferecidos para capacitar a mão de obra. Dos 1.700 empregos gerados quando o empreendimento estiver em funcionamento, grande parte será na área técnica, principalmente no setor de solda e montagem. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece vários cursos desse tipo e o Programa de Mobilização das Indústrias Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) está planejando lançar, em março, um edital para escolher 7 mil pessoas para participarem de treinamento na área naval.

“A principal demanda do novo estaleiro será por cargos de soldador, montador, caldeireiro montador, técnico em solda e inspetor de soldagem”, resume o diretor regional do Senai, Antonio Carlos Maranhão de Aguiar. O Senai-PE qualificou mais de 2.800 pessoas que já estão trabalhando no primeiro estaleiro implantado em Suape, o Atlântico Sul.

Segundo Aguiar, a previsão é que, somente no Prominp, sejam oferecidas cerca de 120 turmas, cada uma com 20 alunos formando soldadores este ano. “O que tem atrapalhado o preenchimento dessas vagas é a escolaridade. As provas são bastante básicas, mas há precariedade na educação formal do nível básico”, explica.

No Prominp, é lançado um edital para as inscrições. Depois, os candidatos fazem uma prova e os selecionados participam dos cursos. Para acompanhar o lançamento do edital, o interessado deve olhar o site (www.prominp.com.br). A previsão é que os cursos ocorram entre maio e dezembro.

A expectativa do governo do Estado é que as obras do novo estaleiro sejam iniciadas em julho e concluídas em setembro de 2011. O empreendimento já tem uma encomenda contratada, uma plataforma de petróleo no valor de US$ 1,5 bilhão que será arrendada para a Petrobras.

O Senai oferece cursos básicos e técnicos para várias áreas em que serão necessárias pessoal no novo estaleiro (ver quadro ao lado). Nesse caso, a melhor forma de acompanhar os cursos que ocorrerão é olhar o site da instituição. Geralmente, os cursos profissionalizantes têm a duração de um ano e meio a dois anos.

Já no segundo semestre deste ano, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deve iniciar o curso de graduação em engenharia naval. “A expectativa é que ocorra um vestibular especial no meio do ano para os alunos desse curso”, comentou o professor de engenharia mecânica da UFPE, Armando Shinohara, integrante da comissão que está elaborando o projeto pedagógico do curso.

Os estudantes que ingressaram em engenharia em 2008.2, tão logo o curso seja implantado e reconhecido pelo MEC, poderão migrar para a nova modalidade.

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Oportunidades - empregos, cursos e concursos. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Saiba como trabalhar no estaleiro

  1. angélica lima disse:

    Boa noite, já tenho o curso de soldador em geral pelo senai AL, mais em maceió ainda não tive oportunidade de trabalho ou estágio…gostaria de saber como posso me candidatar para a obra do estaleiro? por favor ficarei muito grata, sou solteira e no momento estou me virando como autonoma mais gostaria muito de poder crescer no ramo que consegui com ajuda fazer o curso e meu ideal é crescer nesse ramo, agradeço pelas informações.

  2. Eu no momento estou fazendo o curso de Petróleo e Gás que estudo na entidade do CEBRAI que fica em recife, é um curso profissionalizante de dez meses, fico no aguardo de uma resposta para qualquer estagio ou para trabalha seja em qualquer coisa, eu estou desempregada a muito tempo o meu desespero é grande espero uma ajuda. Atenciosamente agradeço. ass. Rejane

  3. eu fis a prova da prominp pasei entre os melhores e n/ fui chamado para faser o curso e o praso para inciar o curso ja passou e ate agora nada

  4. jose leonardo da silva disse:

    quero meu novo emprego no estaleiro

  5. washington da silva alves disse:

    olá bom dia gostaria de entra em uma empresa que estivesse dando uma oportunidade para que eu Seguisse e minha carreira de soldador geral na ária de solda tenho mas quatro cursos no SENAI eletricista de automóvel ciclo Otto diesel queria uma oportunidade para que eu mostrasse meu desempenho na minha ária obrigado me chamo Washington da silva Alves tenho 30 anos moro em maceió alagoas!!

  6. Edvanio dos Santos disse:

    boa noite,tenho vários cursos profissionalizantes como por exemplo: soldagem industrial em mig-mag e eletrodo revestido,vigilante patrimonial eletricista rural entre outros, tenho 27 anos, mas nunca trabalhei na área, preciso de oportunidade para mostrar meu trabalho, por favor se alguma empresa se interessar por um bom profissional na área de soldagem eu irei agradecer, só preciso de uma oportunidade preciso ter experiencias. obrigado e que deus te abençõe.

Deixe um comentário

