Terremoto de magnitude 7 destrói prédios e provoca devastação no Haiti

Do G1

Palácio presidencial e sede da ONU caíram após tremor nesta terça (12).
Não há balanço oficial de vítimas, mas elas podem ser centenas.

Um terremoto de  magnitude 7 atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, destruindo vários prédios e causando devastação no país da América Central.

Imagens do Palácio Presidencial do Haiti antes e depois do terremoto

Não há confirmação oficial do número de vítimas, e a infraestrutura de energia elétrica e as comunicações com o exterior foram bastante afetadas.

Mas, segundo testemunhas, o abalo pode ter deixado centenas de vítimas. Não há relatos até agora de vítimas brasileiras, segundo o embaixador no país.

Segundo Dale Grant, analista do USGC, este foi o terremoto mais forte já registrado na região desde 1770. Antes, o mais intenso havia sido um tremor de 6,7 de magnitude em 1984.

Não há relatos totais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto desta terça causou uma grande destruição, principalmente na capital, Porto Príncipe, onde vivem cerca de 2 milhões dos 10 milhões de habitantes do país.

O palácio presidencial, igrejas, o prédio onde fica o Banco Mundial e dezenas de casas desabaram.

Apesar da destruição do palácio, o presidente do país, René Préval, e a primeira-dama, Elisabeth Debrosse Delatour, estão a salvo, disse o embaixador do Haiti nos EUA, Raymond Alcide Joseph.

O tremor ocorreu às 16h53 locais de terça-feira (12), ou 19h53 de Brasília, de acordo com o Centro de Estudos Geológicos dos EUA (USGS) , que monitora e estuda tremores de terra em todo o mundo.

ONU

O forte sismo e os abalos secundários destruíram o prédio de cinco andares da Organização das Nações Unidas (ONU) na capital, segundo um porta-voz da instituição, que disse que há vários funcionários desaparecidos.

O Brasil mantém militares em uma missão de paz da ONU na região há pouco mais de cinco anos.

Segundo familiares de brasileiros em ação no país, os militares da missão da ONU estão bem. O governo brasileiro prestou solidariedade e disse que os militares estão ajudando nos trabalhos de resgate.

Três militares jordanianos teriam morrido e 21 ficados feridos no tremor, segundo uma fonte militar de Amã ouvida pela AFP.

Já a imprensa oficial chinesa disse que oito cidadãos do país membros das forças de paz da ONU foram sepultados pelo tremor, e 10 foram declarados desaparecidos. Há cerca de 125 chineses servindo no país

Epicentro a 15 km da capital

O tremor registrado teve seu epicentro a apenas 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, e seu foco foi a apenas 10 quilômetros de profundidade -o que explica seu forte impacto. Após uma primeira medição de magnitude 7, uma nova medição da agência americana chegou a apontar magnitude 7,3, mas o registro foi corrigido em seguida para 7.

Pelo menos 39 réplicas foram sentidas até as 3h locais desta quarta, duas delas bastante fotes: uma de magnitude 5,9 graus, e outra de 5,5, a alguns quilômetros a sudoeste, poucos minutos depois do primeiro sismo.

Zilda Arns está em missão no Haiti, diz Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança do Brasil confirmou nesta quarta-feira (13) que a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns está em missão no Haiti.

O Haiti sofreu forte terremoto nesta terça-feira. Pelo menos quatro militares brasileiros que servem na força de paz da ONU no país caribenho, informou o Exército nesta quarta-feira.

A Pastoral informa que não conseguiu contato com Zilda Arns após o terremoto. Arns é fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

O general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe do setor de comunicação social do Exército, disse a jornalistas que há grande número de militares brasileiros desaparecidos após o terremoto.

O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.

Nota: Devemos voltar nossa atenção ao povo do Haiti. Orar ao Senhor pedindo que Ele fortaleça o povo desse país nesse momento de luto.

Veja vídeo

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s