Juiz proíbe crianças em “Parada do Orgulho Gay”

Do G1

O clima começou quente na 4ª Parada do Orgulho Gay, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na tarde deste domingo (15). Os organizadores se mostraram contrariados com a decisão do juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do município, Aílton Augusto dos Santos, que proibiu a participação de criança e adolescentes no evento. O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente distribuiu nota repudiando a decisão do juiz e informando que o magistrado não tem competência para decidir sobre o direito de crianças e adolescente num evento em espaço aberto.

“Trata-se de uma decisão tecnicamente equivocada e politicamente preconceituosa “, disse o presidente do conselho, Carlos Nicodemos. Segundo superintendente da Secretaria Estadual de Desevolvimento Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, que disse estar representando o governador do estado Sérgio Cabral, nennhuma autoridade policial – PM ou bombeiro – irá interferir na participação de menores de idade no desfile. “Como ocorre tradicionalmente em outras paradas gays, os menores de 18 anos não poderão desfilar nos trios por uma medida de segurança. Mas não há nada que os impeça de desfilar ou assistir a parada. É saudável e educativo ter contato com a diversidade”, disse Cláudio.

Na decisão, o juiz Aílton Augusto dos Santos explica que a medida tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes presenciem cenas inadequadas para a sua faixa etária. De acordo com a decisão, o descumprimento implicará em sanções administrativas e penais aos organizadores do evento. O evento em Duque de Caxias acontece depois de uma queda de braço do prefeito, José Camilo Zito dos Santos, com os representantes de gays, lésbicas, travestis e transexuais. Contra a manifestação, Zito chegou a impedir a realização da Parada Gay, que estava marcada para o dia 11 de outubro. Ele também não queria a realização na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, mas acabou cedendo.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s