Papa abre porta para anglicanos

Do Diário de Pernambuco

O papa Bento XVI abriu nesta terça-feira as portas da Igreja Católica aos anglicanos, admitindo a ordenação de antigos membros do clero anglicano, inclusive os casados.

O cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, anunciou à imprensa a publicação iminente de um decreto apostólico, firmado por Bento XVI, que permitirá acolher no seio da Igreja Católica, respeitando certas tradições, os anglicanos que já não reconheçam sua Igreja, fundada em 1534 pelo rei Henrique VIII da Inglaterra.

Os dissidentes anglicanos rejeitam, especialmente, a ordenação sacerdotal de mulheres e a benção dos casamentos homossexuais.

O novo decreto permitirá a ordenação de sacerdotes católicos entre os antigos membros do clero anglicano, inclusive os casados, mas a ordenação de bispos anglicanos casados será vetada, destacou o cardeal Levada.

O clero surgido do decreto terá uma liturgia especial, revelou o cardeal Levada, que estima que entre “20 e 30 bispos, entre uma centena de anglicanos”, devem migrar para a Igreja Católica.

O cisma ocorreu em 1534, quando a Igreja da Inglaterra se desligou da Igreja Católica Romana, por decisão de Henrique VIII, após a rejeição do Papa Clemente VII a um pedido de anulação do casamento do rei inglês com Catarina de Aragão.

Em 2003, a Igreja Episcopal – nome da Igreja Anglicana nos Estados Unidos – ordenou bispo um homossexual, iniciando a divisão de uma comunidade religiosa que reúne 77 milhões de fieis em todo o mundo.

A divisão se ampliou com a benção do casamento homossexual e com a ordenação de mulheres ao episcopado.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s