Tsunamis deixam pelo menos cem mortos em ilhas do Pacífico Sul

Do UOL

Uma série de tsunamis provocados por um tremor matou pelo menos cem pessoas em várias ilhas do Pacífico Sul. As ondas gigantes deixaram ao menos 90 mortos nos arquipélago de Samoa e Samoa Americana, e dez em Tonga. Os tsunamis se formaram após um terremoto de 8 graus de magnitude. O epicentro do tremor foi identificado a cerca 190 quilômetros da costa do arquipélago.

O subdiretor do Centro de Gestão de Desastres do Estado de Samoa, Ausegalia Mulipola, disse ao canal australiano “ABC” que os serviços de resgate começaram a buscar corpos e sobreviventes, embora a tarefa seja difícil, uma vez que grande parte do sistema de telecomunicações está danificado.

Nesta quarta-feira, autoridades do arquipélago de Samoa lançaram um novo alerta de tsunami. “As sirenes tinham parado de tocar após policiais alertarem para nos movermos em direção ao curso superior e longe do mar, quando houve um novo alerta de tsunami, disse à France Presse Cherelle Jackson, morador da capital. “Começou tudo de novo”, completou.

Segundo o representante de Samoa no Congresso dos Estados Unidos, Eni Faleomavaega, milhares ficaram desabrigadas. “Foi um terremoto, que provocou uma onda de 4,5 metros de altura. Algumas áreas estão pouco acima do nível do mar, então é possível imaginar a destruição”, disse o representante em entrevista à agência de notícias AFP.

De acordo com Lemau Fiu, médico do principal hospital de Ápia, a capital de Samoa, o número de mortos deve crescer assim como o de feridos vindos das regiões costeiras.

O Instituto Geológico dos EUA cancelou um alerta de tsunami para o Pacífico, lançado após o terremoto e dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga.

“Baseados em todos os dados disponíveis, o terremoto pode ter gerado um tsunami que poderia ser destrutivo nas áreas litorâneas, mesmo afastadas do epicentro. Foi aberta uma investigação para determinar se existe uma ameaça de tsunami contra o Havaí”, afirmou o Centro de Alerta de Tsunami para o Pacífico.

::     *  Veja mais imagens da destruição causada nas ilhas Samoa, na Oceania

O tremor, cujo centro foi localizado a cerca de 50 quilômetros de profundidade – distância relativamente baixa -, ocorreu às 14h48 de Brasília.

O epicentro ficou 180 quilômetros ao noroeste de Hihifo, em Tonga, e 200 quilômetros ao sul-sudoeste de Ápia, em Samoa. Os terremotos pouco profundos tendem a causar mais danos que outros com epicentro a muitos quilômetros sob a terra.

Leia mais: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/09/30/ult1859u1558.jhtm

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s