Líder supremo iraniano diz que inimigos querem inquietar o Islã

do Terra

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, acusou nesta sexta-feira os “inimigos do Islã” de tentar provocar inquietação entre os muçulmanos, durante seu sermão da sexta-feira na Universidade de Teerã, uma semana depois das eleições denunciadas como fraudulentas pela oposição.

Ele afirmou que desde o início da Revolução Islâmica, há 30 anos, muitos eventos podiam ter derrubado o sistema, mas “o navio sempre atracou no porto”.

O líder supremo iraniano também se referiu ao processo eleitoral do dia 12 de junho como “terremoto político” e uma “festa histórica”, apesar das denúncias de fraude por parte da oposição.

Em um sermão para dezenas de milhares de pessoas na Universidade de Teerã, Khamenei destacou o fato de que cerca de 40 milhões de iranianos – 85% da população – apoiaram com seu voto os princípios da revolução.

A tensão começou no Irã depois que Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito presidente do país, com ampla maioria dos votos o que gerou protestos da oposição.

Mir Hossein Moussavi, o principal opositor de Ahmadinejad, alegou que o pleito foi fraudulento e pediu recontagem dos votos. O pedido foi parcialmente acatado pela comissão eleitoral iraniana que aceitou recontar algumas urnas.

O país tem enfrentado freqüentes protestos desde a última sexta-feira, quando foram divulgados os resultados do pleito. O governo proibiu o trabalho da imprensa estrangeira e tenta tentar impedir a divulgação de conteúdo relaltivo às manifestações na internet.

EFE – Agência EFE

Nota – Oremos pelo povo iraniano.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s