Pastor é condenado a cinco dias de prisão

Do Portas Abertas

CAZAQUISTÃO (50º) – A juíza Zhanar Zhubatova, do Tribunal Administrativo em Aktobe, Cazaquistão, afirmou que a sentença de três dias na prisão dada ao pastor batista Vasily Kliver “não foi perseguição”. Questionada sobre a razão de ele ser punido por realizar reuniões religiosas sem registro, ela respondeu: “Não é por isso. Mas não falamos sobre as decisões judiciais”. Os oficiais se recusaram a dizer onde Kliver está preso.

Maria, a esposa do pastor Kliver, parece pensativa quanto à morte de seu marido. “Nós aceitamos o tratamento do Senhor.” Ela disse que seu marido está preso, mas que não sabe exatamente onde. Não é permitido que ela ou seus filhos vejam o pastor antes de sua possível liberação em 13 de junho. Ela confirmou que a igreja continua a se cultuar.

Três grupos de pastores foram sentenciados a três dias na prisão desde 2007. O caso mais recente foi o pastor Yuri Rudenko, da região de Almaty, condenado em janeiro de 2009 após ser acusado de não pagar multas por realizar cultos não registrados.

A prisão de cinco dias acontece enquanto outro pastor protestante foi multado por participar de atividades religiosas em outra região do país, diferente da qual sua Igreja tem o registro. O tribunal também fechou a igreja por três meses.

A pressão continua, apesar da decisão do presidente Nursultan Nazarbaev de não contrariar a constituição, que defende a liberdade religiosa. No entanto, os defensores de direitos humanos suspeitam que logo será aplicada uma lei para restringir a liberdade de pensamento, consciência e religião.

O pastor Kliver foi multado diversas vezes por dirigir sua congregação em Aktobe. Quando ele se recusava a pagar as multas, os advogados retiravam alguns de seus bens. Na última vez, em oito de junho, o pastor foi condenado a cinco dias na prisão.

Anúncios

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Missões, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s