O cristão pode usar piercing ou tatuagens ?

Do Blog Para onde Iremos nós ?
 

Imagens: Pastores da Renascer declarando, através de tatuagem, amor eterno aos fundadores da sua Igreja

História

Rebeldia, personalidade, História. Essas podem ser uma das poucas palavras que podem definir o significado da tatuagem entre nós. No contexto da sociedade contemporânea, o individualismo induz muitas pessoas a fazerem de sua pele o local do registro de idéias, valores ou da simples vaidade. Um dos mais conhecidos registros que se tem sobre as tatuagens é do capitão inglês James Cook, quando o mesmo tentava entrar em contato com os nativos do Taiti.

O povo daquela região designava o hábito de pintarem definitivamente a pele de “tatau”, por conta do barulho produzido pelos instrumentos utilizados na confecção de suas tatuagens. No entanto, não podemos dizer que eles foram os primeiros a desenvolverem esse tipo de hábito. O homem de Ötzi, com cerca de mais de 5300 anos, fazia inveja a qualquer aficcionado por tatuagens dos dias de hoje. Em seu corpo foram encontradas mais de cinqüenta tatuagens que, de acordo com alguns estudiosos, tinham significações religiosas.

A prática da tatuagem também foi registrada entre os egípcios e os pictos, uma civilização antiga do Norte da Europa. No Brasil, diversas tribos indígenas traziam tatuagens pelo corpo. Os waujás e os kadiwéus são alguns dos povos indígenas que utilizavam da pintura definitiva para expressarem rituais de passagem e reverência a alguns elementos da natureza. Apesar da existência da tatuagem, esse hábito não se popularizou por conta das culturas indígenas.

Foram os marinheiros ingleses, por meio do contato com os polinésios que difundiram essa prática pelo mundo. A reprodução de feras do mar, caveiras e embarcações demonstravam as aventuras desses homens que se lançavam pelo mar. Sendo os mesmos sujeitos de pouca condição financeira ou influência social, fizeram da tatuagem algo popular entre os guetos, prostíbulos e tavernas freqüentadas pela “escória”, ou seja, desocupados, lutadores de rua, criminosos e prostitutas.

OS PERIGOS DA TATUAGEM E A BÍBLIA

Este estudo fala apenas da origem da tatuagem. Muitos a usam por ra­zões próprias(J Co 8.9; Rm 14.12). Mas, há riscos de contrair o vírus HIV, hepatite, infecções bacterianas e virais.

“…e escrita de tatuagem não porei em vós” (A Torá – tradução judaica). “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos” (Lv 19.28 – NVI – Nova Versão Internacional da Bíblia).

O SIMBOLISMO E OS PERIGOS DO PIERCING

A revista Época de 25/02/2 002 aponta diversos perigos do piercing:

* Língua – Pode provocar fendas nos dentes e infecção geral.

* Sobrancelha – Inchaço e dor impedem a higienização correta do local e abre caminho para infecções.

* Umbigo – A pele pode ficar irritada com reações alérgicas.

* Nariz – Danifica os vasos sanguíneos e produz cicatrízes

Em Ex 21.6 perfurar a orelha simbolizava um pacto de escravidão. Ro/and de Vaux, ex-diretor da École Biblique de Jerusalém, diz:

“As leis antigas da Mesopotântia presumem que o escravo seja marcado, como uma rês, com uma tatuagem, um estigma feito com ferro em bra­sa ou ainda com unma etiqueta presa a seu corpo (Dt 15.17). …Sinal de identidade, como as tatuagens dos cultos helenísticos.

UM SINAL DE ESCRAVIDÃO

Deus aprovaria algo que chega a mutilar o templo do Espírito Santo? Veja o alerta que a Bíblia faz em Cor 3.16-17. Existe a tese de que os locais mais perfurados estejam relacionados à salvação e que, co­mo certos adornos, o piercing constitui uma tranca que aprisiona a alma (Ez 13.18-2 1). Um sinal visível de escravidão espiritual. Leia os textos abaixo, faça sua própria avaliação e tire suas conclusões:

1. Nariz – fôlego de vida (Gn 2.7; 7.22-24; Is 2.22, 42.5; Ec 3.19, 21)

2. Boca – confissão (Ro 10.8-9;IJo 1.9; Mt 15.18;21.16; Tg 3.10; Pv 21.23)

3. Sobrancelhas (olhos) – mente (Mt 6.22-23; Ef 1.17-18, 4.18; II Co 4.4)

4. Orelha – ouvir e crer (Ro 10.14-18; Hb 3.15; Is 6.10; Jr 17.23; Ap 3.6)

5. Umbigo (ventre) – sede da vida (Jo 7.38-39; 4.14; Fp 3.19; Ro 16.18)

Segundo a Clínica Mayo (EUA), numa pesquisa feita com 454 estudantes, um em cada dez usuários do piercing sofreu infecção. A Universidade de Yale informou que uma garota de 22 anos sofreu infecção no cérebro, causada por um piercing de língua. As bactérias da boca chegaram ao cérebro pelo sangue. Você sabia que a lei 9.828/97(SP) proíbe essa prática para menores e que A. La Vey, fundador da Igreja de Satanás defendia a tatuagem e o piercing, por entender que são rejeitados em Lv 19.28 e Dt 14.1-2, e que cer­tas tatuagens são propagandas do mal?(Lc 10.18-20; 10.3; 20.2). O que você diz de Is 3.18-21, 1 Cor 3.16.17; 6.19-20, Rm 12.1-2?

O CRISTÃO DEVE USAR PIERCING OU TATUAGEM?

O pluralismo corrói insidiosamente o cristianismo. Para muitos o piercing e a tatuagem é apenas uma questão cultural. Entretanto, “o Evangelho nunca é o hóspede da cultura; ele é sempre seu juiz e redentor,” pois parte dela é demoníaca. O cristão está na contra­mão (Tg 4.4; 1 J0 2.15; Rm 12.1-2). Que prática você deve rejeitar?

1. Se traz escândalo ou fere a consciência alheia (Mt 18.7; Rm 14.21)

2. Se deforma a dignidade humana (II Cor 4.2;Cl 3.17; 1 Cor 6.12)

3. Se a natureza da prática dá lugar à carne, envolve magia, ocultis­mo, idolatria, exploração, malignidade (Gl 5.13;Cl 3.17;IPd 1.14-25)

4. Se apresenta alguma aparência do mal (1 Ts 5.22; Ef 5.8; Mt 5.13-16)

5. Se viola a autoridade dos pais, pastor, governo (Rm 13.2; Tt 1.9-10)

6. Se traz dúvidas ao coração ou à consciência (Rm 14.22; 1 Jo 3.20)

7. Se não traz edificação ou a glória de Deus (1 Cor 6.19-20; 10.23)

Para J.R. Stott “somos diferentes de tudo no mundo que não é cris­tão e esta contra-cultura cristã é a vida do Reino de Deus.” Por fim, H.R. Niebuhr apresenta Cristo como o transformador da cultura.

“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” – I Coríntios 10:23

“Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:1,2

“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” – I Coríntios 10:32

“Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado.” – II Coríntios 6:3

Embora não seja correto, muitas pessoas hoje em dia estão se tatuando. Não devemos generalizar e dizer que toda a pessoa tatuada está distante do Senhor Jesus.

Se você possui uma tatuagem não pense que não pode aproximar-se de Deus por causa disto. Deus é um pai misericordioso. Ele lhe ama independentemente do seu passado.

Também não devemos concluir que por uma pessoa ter uma tatuagem ela não possa receber os favores de Deus de amor, perdão e direção.

About these ads

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

13 respostas para O cristão pode usar piercing ou tatuagens ?

  1. Yorhan disse:

    aah a orelha pode furar mas colocar um piercing nao axo isso errado deus nao olha o seu corpo mais sim o teu coração Quer dizer intuam que posso furar toda a orelha que nao é errado mais furar o nariz nao pode aah que isso né Deus nos ama Ele nos aceita da forma que somos foi ele quem nos criou !

    • Diego Meni disse:

      Sabe esse corpo que vc ta dizendo q é templo…pois é, os vermes vão comer ele! OFERECER-SE AO SENHOR DE CORPO ALMA E ESPÍRITO, VAI MUITO ALÉM DISSO!

  2. Jéssika Sousa disse:

    Olha, Deus ama a todos nos, eu uso um piercing no labio e não acho nada de mais, o que vale é o que eu tenho no coração e na alma, quer dizer então que o espirito santo de deus não vem a mim porque uso piercing? Eu estou pensando em fazer uma tatuagem, e eu creio que irei fazer, pois Deus quer o nosso arrependimento e não a nossa carne, ele quer nossa alma, nosso espirito, nosso coração, nossa mente.

  3. Sara Pedral disse:

    Vai muito alem, disso no mundo espiritual é perigoso porque um espirito se apossa da parte do corpo onde se coloca o pincing , e domina a alma da pessoa.Mas achei otima essa reportagem.

  4. Débora disse:

    Eu axo, q não devemos usar. Pq o nosso corpo é templo do senhor. Se ele estiver sujo como vai poder ser abitado?

  5. gili disse:

    eu sou evangelica, mas tenho vontade de colocar um pincing no nariz, as vezes acho que é pecado, mas outras vezes nao. pq quando a biblia fala q Rebeca foi pedida em casamento ela guanhou u pincing e pulceiras e ela as usou como prova de aceitação do pedido de casamento, entao como é baquela epoca nao era pecado e agora é , como pode se o mesmo Deus e Senhor de antigamente é o mesmo de agora Ele nao mudou. Tem alguma explicação gostaria de saber

  6. Thayane disse:

    Eu quero colocar um no nariz .. Mas eu penso muito.. So q aaxo q naoo e errado se nao nois mulheres homens nao podia usar brincos.. !! Eu quero uma resposta clara. Q nao pode .. Poorque na biblia fala q nao e pra escandalizar.. Eu axo q esse escadalizar e arrespeito do vinho.. Ate Jesus bebeu .. Mas nao escandalizou.. E eu tenho certeza q ele se importa com o meu coracao.. Nao interessa a roupa q visto.. O q eu faco” Deus q saber da minha fe.. O pincing nao vaii muda nada vou continua sendo serva de Deus.. E isso aii se nao pode .. Entao deixa bem claroo… Porque se Deus nao permite ele vai faze eu tira.. ” eu msm ”

    • Adailton Silva disse:

      Eu acho o seguinte: devemos colocar Deus em tudo que nos fomos fazer.
      Se vc for colocar uma tatuagem, pincigin, brinco o que for, tenha um particular com Deus.Troque uma ideia cheque com seu criador, peça perdao a ele se vc estiver fazendo isso por vaidade, o que é realmente pecado.O pecado é a vaidade e não o fato de vc colocar um pincigin.Deus quer é que vc fale do amor dele, seja onde for sem restrinções de pessoas.Acredite brother, Deus não vai deixar de te amar se vc resolver usar um pincigin. Ha! e sobre a questão da vaidade, não deixe que isso entre em seu coraçao.Quer usar use mas não deixe de fazer a obra de Deus. valeu!!!

  7. Samuel disse:

    Não creio que colocar piercing seja errado, creio sim que pode ser uma questão de bom censo coloca-lo ou não, pois isso pode prejudicar de alguma forma quanto a emprego ou coisas do tipo, explicações biblicas q não dãoo uma conclusão de errado clara, pois ao meu ver Deus olha pro nosso interior, sonda o nosso coração e conhece as nossas motivações, quanto ao que a thayane disse, não concordo com uma frase, “Nao interessa a roupa q visto.. O q eu faco” Deus q saber da minha fe”, as suas atitudes são sementes, se vc plantar sementes ruins vc colherá frutos ruins e vice versa, toda ação tem uma reação, mais quanto ao tema principal pra mim não é pecado e nenhum espirito mal vai entra em vc se vc colocar pircing rsrs, vamos deixar de hipocresia e viver o evengelho vivo, muitos estão querendo ter somente aparencia de crente, dizem p naum usar piercing mais lá no fundo estão cheios de coisas piores, Deus abençoe!!!

  8. Enfim... disse:

    Querida Gili, sei que numa certa fase da vida as pessoas sentem vontade de fazer certas coisas e ficam em dúvidas se devem ou não.. A verdade é que o tempo de Rebeca é o antigo testamento, Jesus não havia descido, morrido por nós. Sendo assim, se não havia Jesus, não havia Espírito Santo, nosso corpo é templo do Espírito Santo, se Ele não havia decido não havia compromisso com Ele, hoje em dia existe, mas só para que está disposto a dizer não a si mesmo..
    Se quiser continuar, vá em frente. Procurem o significado do pearcing. Se quiserem, quem sou eu?

  9. miriam disse:

    Amados cada um tem uma forma de crer e enxergar o mundo a verdade que eu acho e que ta bem claro a verdade e a vontade de deus nas nossas vidas, se somos escolhidos e se aqui nao e nosso lugar ,ta escrito que temos que ser diferentes do mundo, o povo de Deus e diferenciados temos que ser SOL do mundo e SAL da terra,Deus nao quer so nosso coracao ele quer nos por inteiro, fazer tudo que o mundo oferece,e andar como o mundo e facil,ler a biblia e analizar e muito bom efesios aos corintius, Falar de Deus ate o Demonio fala,mas se for para andar de qualquer jeito e sai dizendo sou cristao para envergonhar Deus e aqueles que estao tentando servir a Deus dando um bom testemunho ,melhor ir curtir o mundao e passar os seus melhores dias depois quando vc estiverem velhos sem forcas venham servir ao Senhor esquecem de lembrar do teu criador nos dias da tua mocidade,

  10. Charles disse:

    Aos que usam, e querem ter um piercing saiba que vc é o Sal da Terra e a Luz do Mundo.
    Por favor não distorçam a PALAVRA DE DEUS com suas proprias vontades, é claro, voce tem o Livre Abítrio.
    Mais não esqueça que voce tem que fazer a diferença neste mundo ao qual vive, sendo UMA NOVA CRIATURA, não se deixe levar pelo sistema do mundo, vc ja perguntou a Deus o que ELE acha do seu piercing ?
    “Transforme o mundo pela Renovaçao do seu entendimento que, agora é Cristo”. Rm 12:2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s