Achados artefatos arqueológicos que comprovam a historicidade de mais dois personagens bíblicos

da Arqueologia Bíblica

Júbilo impera entre os arqueólogos bíblicos! Mais dois personagens da corte judaica deixaram de ser conhecidos apenas nas páginas das Bíblias ao redor do mundo para se apresentarem a todos através de uma descoberta arqueológica. Essa descoberta é incrivelmente significativa porque reforça o que muitos cristãos têm afirmado ao longo dos séculos: a Bíblia é um documento histórico confiável! Alguém pode questionar: “Qual a importância desse achado para o mundo acadêmico? De que maneira ele favorece a confiabilidade histórica da Bíblia?” Vejamos:

A recente descoberta desenterrou a segunda prova de que o texto de Jeremias 38:1 foi baseado em fatos históricos confiáveis. Esse texto menciona os principais ministros do Rei Zedequias (597-586 a.C), o último rei de Judá: Jucal, filho de Selemias e Gedalias, filho de Pasur.

Esse achado está relacionado com outro artefato desenterrado em 2005 e que também foi causa de muita celebração, pois foi o primeiro que corroborou o texto bíblico de Jeremias 38:1. Na ocasião, foi encontrado o selo de Jucal, filho de Selemias (Yehukal ben Selemyahu).
Desta vez, o selo encontrado foi de Gedalias, filho de Pasur! E tem mais: Os nomes impressos sobre eles estão completos e em perfeitas condições de serem lidos. A informação torna-se mais impressionante, já que estamos falando de documentos de 2600 anos atrás!

As letras da inscrição Gedalyahu ben Pasur (Gedalias, filho de Pasur) estão em hebraico antigo e em perfeito estado de conservação, o que facilitou a tradução das duas linhas. Sendo o hebraico uma língua lida da direita para a esquerda, a primeira letra da primeira linha (l), é a preposição “para, pertencente a”, e as três últimas letras da mesma linha (yhw) é a forma abreviada do nome de Deus (YHWH), pronunciado comumente como “yahu”. Gedalias significa “O Senhor é Grande”. Pena que seu nome não revelou seu caráter, já que no capítulo 38 de Jeremias ele e outros ministros, entre eles Jucal, tentaram matar o profeta lançando-o numa cisterna sem água. Jeremias só não morreu graças aos esforços de um etíope, Ebede Meleque, que o retirou de lá.

A responsável pela descoberta foi a arqueóloga israelense Eilat Mazar, da Universidade Hebraica, de Jerusalém. Seu nome veio à tona quando, em 2005, ela anunciou a descoberta do palácio de Davi, na parte mais baixa de Jerusalém. Nas palavras dela: “Não é muito freqüente que uma descoberta aconteça em que figuras reais do passado agitam a poeira da história e tão vividamente revivem as histórias da Bíblia.”. Todas essas evidências exigem um veredito: A Bíblia é um documento histórico confiável!

About these ads

Sobre ibrpe

De bem com a vida.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

31 respostas para Achados artefatos arqueológicos que comprovam a historicidade de mais dois personagens bíblicos

  1. fábio aranha disse:

    uma vez uma certa pessoa falou…”as coisas só existem quando tem alguém para acreditar nelas”…religião é isso! só existe porque sempre vai ter um desesperado e aflito louco por um conselho que fale de um mundo imaginário, de um deus ou deuses imaginários, até porque a maioria dos cristãos acreditam em dois seres poderosos…deus e o diabo…sou ateu e meu conselho é que é preciso ajudar os mais necessitados sem precisar arrancar-lhes seu ultimo tostão..precisamos é educar este povo, torná-lo culto para que um dia eles não venham eleger corruptos aos montes como tem por ai em todo ambito social e religioso….

    • manoel disse:

      vale a pena crer em Deus, mesmo que os outros pensem que estou errado!
      Jesus te ama

      • KARINA disse:

        SE UM DIA TIVER FILHOS OU SE JÁ TEM E POR VENTURA ACONTECER ALGO VC SÓ VAI CHAMAR UM NOME ( DEUS).

    • Maciel disse:

      Diz o INSENSATO no seu coração : NÃO HA DEUS………..sinto PENA de vc ….

    • Maciel disse:

      Fabio Aranha
      Se vc conhecer Deus, vais correr um grande PERIGO: SE APAIXONAR POR ELE.

    • Mateus Edson Lima Rodrigues disse:

      Quando caírem estas “escamas” que estão sobre teus olhos você poderá enchergar que a vida é muito mais do que o mundo nos mostra, você ainda é um feto na fé, mas quando for chegada a hora de Deus você compreenderá a verdade mensionada pelo Mestre(Jesus Cristo). Não observe os erros dos homens que tem o coração enganoso, mas observe a glória e perfeição de Cristo Jesus, é Nele que devemos nos espelhar. Que a paz e amor de Deus reine sobre tua vida.

    • Myriam disse:

      é facil para o homen crer naquilo que pode ver que está dentro da sua concepçao humana uma mulher não pode ver seu filho ainda no ventre mais pode sentilo e ter a certeza de que ele está lá não podemos ver a dor de alguem mais a pessoa pode sentir, nossos olhos não podem ver Deus mais podemos sentilo eu posso ,cada vez que acordo que posso pisar meus pés no chão posso estar com minha família agradeço a Deus por se importar com alguem tão ingrato e incredilo que é o Homem a ponto de se revelar para a humanidade Fé é ter a certeza do invisivel,converse com Deus peça a ele uma prova de que ele existe se for presiso para crer. do jeito que a humanidade caminha rumo ao que ém certo aos seus proprios olhos nem toda a educação ou riquezas de um país poderam convencer o Homem de ser bom de não matar inocentes como se fose normal, olha amigo se existe uma coisa que tenho certeza é que Deus existe e crendo vc ou não é a mais pura verdade só pesso que vc não venha a descobrir isso quando ja for tarda Que Deus te abençe e te ajude.

    • Elizabeth disse:

      conordo plenamente com vc antes não acreditar em nada do que em algo sem fundamente acho que vc está no caminho certo afinal é mais facil encher um vazo vazio do que esvaziar e limpar um vazo cheio de coisas vãs erradas, também acho que religião é algo muito relativo muitos usam da boa fé dos outros para se beneficiar mais independente de religião busque desfrutar da presença de Deus viver bem com sua família fazer o bem sempre que puder tenho certeza que vc é uma pessoa do bem e que está indgnado com a situação em que vive muitos ao nosso redor acomodados com a vida que levam esquecendo que podem fazer a diferença, esperar por outros é sempre o mais facil mais se quizermos podemos sim mudar o mundo. Tudo de bom pra vc Que Deus abençoe grandemente vc e sua família presisando não exite em buscar a Deus tenho certeza que vc o encontrará e então vai entender o quanto vale a pena acreditar no amor de Deus por vc.

    • myriam disse:

      amigo ninguém é obrigado a acreditar em nada, temos livre harbitrio mais não subestime o que você não conhece.

    • Lili disse:

      Ainda que a ciência tente negar a soberania de Deus, simplesmente ela terá que se curvar e admitir que tudo o que a Bíblia diz é a Verdade…… Acho inadmissível o homem se encher de arrogância e bater no peito se dizendo ateu e desmerecendo o que diz a Palavra…… Pois todos os filósofos, cientistas e outros adormeceram no pó da terra…. Mas Deus continua sendo Deus e a sua grandeza é soberana e subsistirá gerações, séculos e milênios e Ele será o mesmo ontem, hoje e eternamente…… Uma vez estava conversando com a minha orientadora da especialização de políticas públicas e serviços social e a mesma disse em breves palavras. “É impossível o homem negar a Deus…. Pegue um corpo humano e pegue um punhado de terra e aí vc verá que são os mesmos elementos químicos existentes nos dois” Achei lindo ao ouvir essas palavras de uma pessoa que estudou muito, atingindo o mais auto grau de estudo….. Doutora em políticas públicas e serviço social, coordenadora de mestrado…… Portanto meus queridos, Deus é Soberano e o seu poder é real”

  2. anõnimo disse:

    Creio que deus é o único e verdadeiro caminho, ninguém é obrigado a segui-lo mas também ele não tera pena quando chegar o dia do juízo, pois está próximo e o arrependimento virá e não haverá mais tempo. Por isto reveja a sua condição de ser ateu.

  3. riva disse:

    deus tenha misericordia de vc ateu….

  4. joedson disse:

    Deus é único e verdadeiro somente ele pode libertar, curar e salvar.O resto não tem poder para fazer coisa alguma.

  5. Bruno disse:

    Oi, tenho que concordar com o Fabio Aranha, é necessário o povo ser educado para poder saber fazer bem suas escolhas, é preciso entender que a doênça que mais mata é a indiferença, infelizmente as pessoas são enganadas com discursos religiosos, como bem disse o Fabio,tais pessoas estão desesperadas e aflitas e vulneraveis a acreditar que a religião é a esperança.
    Na verdade a religião oprime, discrimina, censura, por causa dela se faz guerra. Religião é um grande engodo.
    A Bíblia não é nunca foi um livro religioso, Ela fala de um Reino, de um Rei e de uma familia real. A Bíblia é a constituição de um Reino. O que o desesperado e aflito precisam não é de religião,eles precisam é conhecer o Reino de Deus. Vale apena observar Fabio que não somente os desesperados e aflitos que buscam à Deus,os ricos e abastados também, é bom lembrar a titulo de curiosiodade que as melhores Univercidades do mundo foram fundadas por Pastores, monstrando o compromisso com a educação.É bom considerar que séculos atrás acreditava-se que a terra era quadrada, e a terra era quadrada? então se conclui que eu acreditando ou não, a verdade nao muda, e a verdade como bem menciona a Bíblia a Terra é esferica. Você Fabio precisa rever essa afirmação: “as coisas só existem quando tem alguém para acreditar nelas…” ? Não sou religioso, sou um cidadão do Reino de Deus.

  6. maria Cristina disse:

    A BÍBLIA DIZ, BEM AVENTURADO AQUELES QUE NÃO VIRAM, MAIS CRERAM, HOJE O HOMEM PRECISA VER PRA CRER, PRA ACREDITAR NA BÍBLIA, HOJE SÓ SEREMOS SALVOS NA PESSOA DE JESUS CRISTO APENAS PELA FÉ, SE TÃO SOMENTE CRERMOS, QUE ELE VEIO, E RESSUSCITOU E QUE ELE VÍRÁ NOS BUSCAR COMO ELE PROMETEU.

  7. REGINALDO disse:

    GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO Q O SENHOR DEIXOU REGISTRADO O SEGUINTE: MALDITO O HOMEM Q CONFIA NO HOMEM E FAZ DA CARNE MORTAL O SEU BRAÇO E APARTA O SEU CORAÇÃO DO SENHOR.
    MAS: BENDITO O HOMEM Q CONFIA NO SENHOR E CUJA ESPERANÇA É O SENHOR.

    E DISSE MAIS:ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E ELE O FARÁ.

    FIQUEM COM DEUS!

  8. joão disse:

    O maior de todos os pecados, foi, e é as pessas não não reconheserem que existe um deus, que criou todas as coisas,este é JEOVÀ, e em breve ele trará o Armagedom.só assim, todos que não deram ouvidos a mensagem que está dia a dia em suas portas,reconhecerão que JEOVÀ é o deus supremo.ezequiel,38:23.sofonias2:3

  9. Mbispo disse:

    O problema não é preconceito, nós andamos de acordo com que a escritura sagrada manda, porém, os ateus ou descrentes da vida, são pessoas que querem viver na prostituição, roubando, homossexualismo, adorando deuses e etc…, querendo praticar tudo que a bíblia condena, e quererem transformar a escritura sagrada (bíblia) da maneira que acham que é correto. É meu caro, infelizmente para vocês existe um Deus vivo, ele fala bem claro: Eu amo o pecador e não o pecado.
    O nosso preconceito é contra o pecado e não contra o pecador, porque o pecador pode transformar a sua vida com Jesus.
    Que o Deus que você não acredita, tenha misericórdia e piedade de vocês.
    Amém.

  10. Belzira disse:

    Essas descobertas servem para mostrar aos incrédulos, ateus e descrentes que o Dia da vinda do Senhor está mais próxima do que imaginamos. Muitos vão chorar de desespero por não ter acreditado e poucos vão ser os que vão celebrar a volta do Senhor Jesus que virá julgalr toda a Humanidade e ai será o fim. Enquanto temos tempo, eu lhes digo que não é tarde ainda para rever os conceitos e aceitar a palavra de salvação do Senhor Jesus. Pois virá o dia que Ele dirá: Apartai-vos de mim, vós que não conheço para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos e para os que viveram esperando a volta do Senhor e orando e jejuando e guardando os seus ensinamentos, Ele dirá: Vinde benditos de meu Pai, entrai no reino que lhes é dado por herança. E nesse dia haverá regozijo no Céu para os remidos em Cristo Jesus e muito choro e ranger de dentes para os que não aceitaram o arrependimento e a palavra de salvação. Por isso digo a vocês arrependei-vos enquanto é tempo e creiamos na palavra de Deus para que o grande dia do Senhor não nos pegue de surpresa. A salvação é de graça, é fruto da misericórdia de Deus, aceita quem quiser, mas quem não quiser já está condenado, essa é a palavra. Amém!

  11. Emerson disse:

    Acreditem ou não, aceitem ou não JESUS VAI VOLTAR, ainda é tempo de esperança pois conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Jesus disse, Eu sou o caminho a verdade e a vida!!!

    Jesus, breve virá!!!!

  12. Maciel disse:

    Diz o INSENSATO no seu coração: não há Deus……isso é um alô aos ateus….

  13. Ricardisom disse:

    O QUE TORNA ALGUMAS PESSOAS INCRÉDULAS NA PALAVRA DE DEUS É A MANEIRA COMO A MESMA É INTERPRETADA, O FATO É QUE ALGUMAS PESSOAS DISTORCEM PASSAGENS BÍBLICAS, E ALGUMAS ACREDITAM QUE SUA MÃO CURA,QUE FALAM LÍNGUAS INEXISTENTES, CONFUNDEM ESTADO FÍSICO E MENTAL COM PODER DE DEUS… EU NUNCA VI UMA HISTORIA TÃO RICA E BONITA COMO A DA BÍBLIA, É UMA VERDADE QUE DEVE SER RESPEITADA, É UMA VERDADE SEM PREÇO SEM DONO. É UMA RELÍQUIA RELIGIOSA QUE PROVA QUE ALGUÉM LUTOU POR NÓS; NO CASO “JESUS”

  14. Aroldo disse:

    Sou um católico não praticante a procura de um conforto espiritual; já li toda a bíblia católica e procuro respostas para aceitar o fato de que todos falam defendendo a “palavra” mas esquece do fundamental para a salvação segundo a “palavra” que é “amar a Deus e ao Próximo”.
    Quem faz isso por completo? o desnível social é enorme em todo o mundo e o pecado é o dinheiro que em toda a história passada, presente e futura se mostra dono da situação por ele infelizmente se mata,morre,trai,se vende,despresa “o próximo” se ele não tiver dinheiro é claro e por aí vai só sei que o blá,blá,blá vai continuar por muito tempo até o povo entender o espírito da frase dita por” Deus” “ama teu próximo como a ti mesmo”.

    Abraços: e fiquem com “Deus Espírito e não o “Deus dinheiro”

  15. pedrini disse:

    ha Deus, ou não ha Deus, eis uma questão, ha vida apos a vida, eis outra questão, o fato de haver um Deus, não obriga a haver vida eterna, eu escrevi uma materia que chamei de ABENÇOADA IGNORANCIA, um dia fui em uma igrejinha simples do meu bairro e fiquei surprezo ao ver a felicidade daqueles irmão tão simples esperando a volta de Jesus, quizera crer nisto. talves foi o que quis dizer o cristo ao falar bem aventurados os pobres … HA DEUS..

  16. Quase todos falaram sobre Deus até mesmo o ateu porque deus em varias partes da biblia fala sobre a ignorancia um ex:nào fara e se prostara a imagen e a deuses Claudinei disse:

    Tenho que concordar com todos porque o maior don que deus nos deu foi o livre arbitrio mas tambem uma praga a fe cega transforma os homens em fantoches nas mãos dos anbiciosos e descrentes que usam a mesma para se beneficiar

  17. Cassiano russi disse:

    acreditar em fantasia é acreditar em políticos não corruptos mesmo que seja num futuro beeeemm distante ;os ateus creditam mais na existência de Deus do que o próprio crente ,por que buscam conhece-lo ,e buscam provar a sua existência mais que qualquer outro; na verdade ser ateu é buscar conhecer a Deus é o mesmo que desejar comer algo diferente do qual nunca provou saiba que Deus quer pessoas como você para capacita-lo e fazer a obra dele; logo logo Deus vai ter um encontro contigo eu e os irmãos que comentamos aqui estaremos orando por você já antecipando -A PAZ DO SENHOR JESUS IRMÃO

  18. então pessoal sou da cristal do brasil mas bom seria que realmente existisse união entre as pessoas se ao invés do recursos naturais serem usados para luxo e litigio fosse usado para o bem estar das pessoas e as pessoas se concientizassem que o aumento na natalidade é que faz diminuir o espaço e aumentar o consumo dos recursos naturais

  19. josielma disse:

    querido irmão entendo a sua duvida sobre deus, pois a falta de fé no ser humano faz com que ele só acredite nas coisas que ver, mas vou te dar um conselho, hoje vc está vivo e acha que deus não existe, amanha ou depois vc pode morrer, e se ele existir mesmo, com certeza as consequencias serão graves então na duvida é melhor vc repensar.

  20. jonas tempo - curso de web design - IFTM disse:

    Oi pessoal! Quero dizer que contra fatos não há argumentos; a palavra de Deus fala de fé e obras; o homem é falho mas Deus é Perfeito. A filosofia do homem tenta tirar o credito da verdade; só que quem tem dúvidas ou não crê tem que provar o contrario em relação a maioria.
    para finalizar : a mas de 2000 anos que tentam negar o que a bíblia diz ; mas sem sucesso.
    Abraço a todos.Deus é amor”
    I João 4:8
    “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

  21. ADRIANA disse:

    TODO ATEU NÃO É 100% ATEU, SE NÃO NEM DISCUTIRIA SOBRE O ASSUNTO. A VERDADE É QUE QUER SER DIFERENTE DA MAIORIA MAS NO FUNDO ESTÁ CHEIO DE DÚVIDAS POR NÃO CONHECER OU ENTENDER A PALAVRA DE DEUS.QUERIDO IRMÃO, PARE,OBSERVE E SE PERGUNTE: SERÁ QUE O MUNDO POR SI SÓ SERIA CAPAZ DE FAZER TÃO GRANDIOSAS MARAVILHAS? PORQUE A CIÊNCIA NUNCA CONSEGUIU PROVAR QUE DEUS NÃO EXISTE?PORQUE A BÍBLIA ESCRITA A TANTOS ANOS ATRÁS JÁ SABIA DE COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO EM NOSSOS DIAS? QUE DEUS O ABENÇOE E TE ILUMINE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s